Brita para Lastro Ferroviário

Lastro ferroviário é um componente da superestrutura da via permanente, constituindo-se em uma camada pedra britada nº 3,4 ou Bica corrida, devido a aplicações em diversos solos e terrenos e necessário dimensianoamento a mistura graulometrica para sua aplicação que se situa entre o sublastro e os dormentes da estrada de ferro.

Principais funções:

  • Distribuir sobre o solo, a plataforma ferroviária ou sobre o sublastro os esforços resultantes das cargas dos veículos;
  • Formar um colchão com elasticidade necessária para atenuar as trepidações resultantes da passagem dos veículos;
  • Formar uma superfície uniforme e contínua para os dormentes e trilhos, preenchendo as depressões da plataforma e permitindo o perfeito nivelamento dos mesmos;
  • Impedir o deslocamento, Maior resistência mecânica, o que significa uma maior vida útil ao lastro ante uma mesma intensidade de carga e espessura;
  • Estrutura vesicular permitindo perfeita drenagem da água;
  • Maior peso próprio, dando maior estabilidade a plataforma e possibilidade de redução do consumo de material no dimensionamento do lastro.